MPF recomenda que o INSS faça a restauração dos imóveis históricos tombados em São Paulo

casas tombadas

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) recomendou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que a restauração e conservação de seis imóveis na Vila Maria Zélia sejam realizadas.

O bairro, na zona leste,  foi construído em 1916 para a moradia de operários de uma fábrica de tecidos. Os prédios foram tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) no ano de 1992.

Os imóveis receberam vistorias da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico do Estado e do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo. As inspeções mostraram a necessidade de obras imediatas de restauro e conservação dos bens tombados. Entre algumas das medidas destacadas, estão a retirada de árvores que cresceram nas ruínas, o escoramento e restauração das paredes remanescentes, a substituição de portas e janelas e a construção de novas coberturas.

Foram recomendações dos técnicos também, a avaliação das condições estruturais e a verificação de pontos de infiltração que devem ser apresentados junto ao projeto de restauração. A “Escola de Meninos” e a “Escola de Meninas” estão completamente abandonadas, com necessidade de escoramento das paredes, retiradas de árvores e um diagnóstico mais profundo para a sua reconstrução. As edificações abrigavam escolas dos filhos de antigos moradores da região.  O INSS tem poucos dias para informar ao MPF as providências que serão tomadas para o cumprimento da recomendação, devendo enviar o cronograma para a realização das obras de restauração e conservação dos imóveis.

O procedimento é de autoria da procuradora da República Thaméa Danelon Valiengo.

Fonte: CBN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *